04/10/2022

Você sabe qual a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos?

 

A indústria cosmética natural tem crescido muito nos últimos anos, aumentando também o greenwashing. Greenwashing é um termo em inglês que juntou a palavra “green”, que significa verde, a cor da causa ambientalista, com o “washing”, lavagem, no sentido de modificar, ocultar ou dissimular algo. Vemos muitos produtos por aí se dizendo naturais, mas cheios de substâncias químicas. Por isso devemos ficar atentos. Vou explicar para vocês a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos. 

Cosméticos naturais são produtos que possuem pelo menos 99% da sua composição de produtos de origem natural. Esses produtos podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. Não são autorizados produtos petroquímicos, parabenos, perfumes ou corantes sintéticos. 

Cosméticos orgânicos são sempre naturais. Segundo a Cosmos, certificadora de cosméticos, para um cosmético ser considerado orgânico, ele deve ter no mínimo 20% dos ingredientes orgânicos, e 95% dos ingredientes de origem vegetal provenientes da agricultura orgânica. Para ficar mais claro, imagine que um cosmético tenha 70% de água na sua composição e 30% de óleos e manteigas. Pelo menos 95% dos óleos e manteigas derivados de plantas devem ter seu cultivo orgânico. Se nesse caso 100% dos óleos e manteigas forem orgânicos, o produto terá 30% de orgânicos no total, porcentagem maior que a exigida.  A presença de água e minerais na composição de um produto acaba reduzindo a proporção de orgânicos dos produtos, por isso a porcentagem mínima exigida é de apenas 20%.

Cosméticos veganos são cosméticos que não contêm produtos de origem animal (leite, mel, cera de abelha) e não são testados em animais. Nem mesmo suas matérias-primas podem ser testadas em animais. Muita gente pega um produto vegano na prateleira achando que é um produto natural, mas não existe correlação entre os dois. Um produto vegano pode ser natural, ou pode estar cheio de química e produtos nocivos. Não faz sentido consumir um produto vegano cheio de química, já que esse produto vai acabar prejudicando sua saúde e a saúde do planeta. Os resíduos químicos que você lava no banho caem nos rios e mares, afeta a qualidade da água e a vida dos animais aquáticos. 

Aprenda a ler os rótulos e fazer um consumo consciente. Quando você escolhe produtos naturais, orgânicos e veganos, você cuida da sua saúde e da saúde do planeta.